Imagem representativa do tema Cadastro Positivo.
30 de julho de 2024

Saiba o que é Cadastro Positivo e como utilizar a seu favor!

Pode ser que você ainda não tenha ouvido falar, mas o Cadastro Positivo é uma ferramenta que vem revolucionando a maneira como o crédito é avaliado no Brasil. Por isso, vamos te explicar tudo sobre Cadastro Positivo e suas vantagens!

O que é Cadastro Positivo?

De maneira simplificada, o Cadastro Positivo é o nome dado a um banco de dados onde são registrados os históricos de crédito e pagamentos de consumidores e empresas. 

Esse banco de dados tem como objetivo principal fornecer uma visão mais completa e precisa do comportamento financeiro de consumidores e empresas, destacando os pagamentos realizados em dia. 

Uma vez que esses dados são recolhidos, fica mais fácil fazer uma avaliação de crédito que reflita melhor a situação financeira de clientes, reduzindo o nível de inadimplência. 

O Cadastro Positivo chegou ao Brasil na década de 2000!

Ainda na primeira década dos anos 2000, as discussões sobre a necessidade de se implementar o Cadastro Positivo ganhou força entre economistas, especialistas em crédito e entidades de defesa do consumidor. 

O debate envolvia a criação de um sistema que pudesse – ao mesmo tempo – melhorar o acesso ao crédito dos consumidores e reduzir o nível de inadimplências. 

Além disso, até então, nosso país não tinha nenhuma legislação que regulamentasse as informações positivas de crédito – ou seja, não existia nenhum documento que reconhecesse seu histórico de bom pagador. 

Essa falta de dados e informações resultava em medo e incerteza – tanto por parte dos consumidores quanto das empresas – dificultando o acesso ao crédito. 

Até que, em 2011, a Lei nº 12.414 foi oficialmente instituída, regulamentando a criação e o funcionamento dos bancos de dados com informações de crédito. 

Estabelecendo bases para a coleta, armazenamento e compartilhamento de dados financeiros positivos dos consumidores, a legislação permitia que informações de pagamentos em dia fossem registradas junto aos serviços de proteção ao crédito. 

A legislação passou por mudanças em 2019.

Inicialmente, a adesão ao Cadastro Positivo era voluntária, porém, a baixa participação levou a criação da Lei Complementar nº 166, em 2019, que passou a ser automática para todas as pessoas – tanto físicas quanto jurídicas – que possuíam empréstimos, financiamentos ou compras a prazo, por exemplo. 

Essa mudança visava aumentar a abrangência e eficácia do sistema, garantindo então que mais pessoas pudessem se beneficiar de melhores condições de crédito. 

Atualmente, as informações são constantemente atualizadas à medida que novos pagamentos são recebidos e identificados – como contas de luz, água, telefone, empréstimos e quaisquer outras obrigações financeiras que o consumidor tenha. 

Apesar do cadastro ser automático, é direito do consumidor que ele seja informado sobre quais dados estão sendo coletados, como estão sendo utilizados e até pedir a exclusão de suas informações a qualquer momento.  

Foco no positivo!

Diferente dos cadastros de inadimplência – conhecidos por registrar apenas as dívidas não pagas e deixar o nome ‘sujo’ – o Cadastro Positivo fornece uma avaliação de crédito mais justa e precisa, levando em consideração os aspectos positivos e negativos do comportamento financeiro dos consumidores.

Com ‘foco no lado bom da dívida’, o Cadastro Positivo também facilita o acesso ao crédito para consumidores que têm dificuldades em obter empréstimo e financiamentos devido ao seu histórico. 

Pessoas com pouco ou nenhum histórico de crédito também são beneficiadas, já que podem mostrar seu comportamento positivo facilitando o acesso aos serviços financeiros. 

Benefícios do Cadastro Positivo

Se você pensava que o Cadastro Positivo era bom somente para os consumidores, aí que você se engana. 

Oferecendo várias vantagens para as empresas – especialmente as envolvidas com concessão de crédito, como bancos, financeiras e varejistas – o serviço fornece avaliações de riscos mais precisas, reduzindo então, a  inadimplência e ajudando a tomar decisões mais seguras. 

Com avaliações de riscos mais precisas, o Cadastro Positivo fornece informações detalhadas sobre o comportamento financeiro do consumidor – incluindo histórico de pagamentos pontuais e utilização de crédito, por exemplo.

Ofertas personalizadas também são uma ótima opção para as empresas, que podem oferecer condições de crédito mais favoráveis aos consumidores com bom histórico de pagamento. 

Melhore seu negócio com o Cadastro Positivo! 

Dessa maneira, é possível oferecer taxas de juros mais baixas e prazos de pagamentos maiores, aumentando significativamente a satisfação e fidelidade dos clientes, além do crescimento do seu negócio. 

Além de identificar bons pagadores, para encontrar clientes com bom histórico, priorizando-os na hora de criar estratégias de crédito e marketing. 

Com informações mais completas sobre o histórico de crédito dos seus clientes, fica mais fácil expandir sua base, concedendo crédito a pessoas que antes eram excluídas devido à falta de dados do comportamento financeiro ou até mesmo nome sujo. 

Tornando o processo de concessão de crédito mais eficiente, o Cadastro Positivo também aumenta a transparência e a confiança no processo – tanto para empresas quanto para os consumidores – melhorando a imagem da sua empresa no mercado. 

Negativação x Cadastro Positivo 

Ferramentas distintas quando se fala em avaliação de comportamento financeiro dos consumidores, a Negativação tem foco em registrar dívidas não pagas, enquanto o Cadastro Positivo reúne informações sobre pagamentos realizados em dia. 

Com uma identificação rápida de inadimplentes, a negativação oferece uma maior pressão para pagamentos, motivando consumidores a quitarem suas dívidas para ‘limpar’ seu nome e recuperar acesso ao crédito. 

Porém, sua visão limitada e foco apenas nos aspectos negativos acaba deteriorando o relacionamento com os consumidores, podendo levar à perda de clientes. 

Em contrapartida, o Cadastro Positivo oferece uma avaliação de crédito mais completa, levando em consideração não só os pagamentos atrasados, bem como as dívidas pagas em dia. 

Focando na inclusão financeira daqueles que não possuem histórico de crédito e consumidores com bom histórico de pagamento, o serviço visa oferecer serviços, como empréstimos, a juros menores e prazos mais longos. 

Leia também:

As análises de crédito Checktudo são baseadas no Cadastro Positivo!

Nadando contra a maré, o serviço de Negativação Checktudo tem como base o cadastro positivo – que proporciona uma avaliação de crédito mais completa, justa e precisa. 

Com foco em recuperação de dívidas de forma eficiente e discreta, a Checktudo oferece o serviço de negativação com o menor preço do mercado, sem cobrar taxas de baixa/exclusão e com um plano personalizado para a sua empresa. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio