Entenda tudo sobre negativação de devedores!

    Entenda tudo sobre negativação de devedores!

    Provavelmente, você já ouviu o termo ‘nome sujo’ ou ‘nome negativado’, mas você sabe por que e como é feita a negativação de devedores? Nós vamos te explicar tudo sobre esse assunto e te mostrar como negativar clientes inadimplentes na Checktudo!

    O que é negativação?

    A negativação é um processo que ocorre quando uma pessoa ou empresa não paga uma dívida e, como consequência, tem seu nome incluído em cadastros de inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito – ou birôs de crédito.  

    Esse processo é essencial para o mercado, já que permite que outras empresas conheçam melhor a capacidade – e probabilidade – de pagamento dos consumidores e adaptem suas ofertas de crédito de acordo com o perfil de cada um.  

    Logo após a solicitação do credor, o birô de crédito envia um comunicado à pessoa inadimplente sobre os débitos em atraso e, a partir desse momento, o devedor terá um prazo para quitar a dívida, evitando que seu nome seja negativado. Normalmente, o prazo para o pagamento da dívida é de 10 dias.

    O que leva uma pessoa/empresa a ser negativada?

    Sempre que uma obrigação de pagamento não é cumprida, a pessoa/empresa devedora pode ser negativada. Veja abaixo as principais obrigações que levam a um processo de negativação:

    • Boletos bancários
    • Aluguéis
    • Notas fiscais
    • Taxas de condomínio
    • Notas promissórias
    • Contratos
    • Cheques sem fundo
    • Duplicatas

    Quais são as principais funções da negativação?

    As principais funções de um serviço de negativação são:

    Alertar o devedor

    A comunicação da dívida enviada pelos birôs de crédito alerta os devedores sobre os débitos pendentes, criando uma sensação de urgência para o pagamento.

    Agilizar a recuperação de dívidas

    Ao negativar a pessoa/empresa inadimplente, o credor aumenta as chances de recuperação da dívida por meio de um acordo com o devedor.

    Potencializar as análises de crédito

    As negativações incluídas podem ser consultadas por outras empresas durante o processo de análise de crédito.

    Ao saber que um cliente está negativado, é possível limitar o acesso ao crédito ou negociar condições mais adequadas à possibilidade de pagamento.

    Qual é a diferença entre negativação e protesto?

    O protesto é um registro de dívida feito pelo cartório. Nesse caso, o credor deve provar a inadimplência, que será analisada pelo tabelião. Caso o protesto do título seja válido, o devedor receberá uma intimação e deverá pagar, além da dívida, as despesas cartorárias do credor.

    No caso da negativação, o devedor é inserido no cadastro de inadimplentes gerido pelos birôs de crédito, após a comunicação prévia da dívida. Caso não seja feito o pagamento no prazo estipulado, o devedor terá seu nome negativado.

    Quando é indicado negativar devedores?  

    Após consultar e verificar que a dívida segue ativa – ou seja, sem pagamento – recomenda-se iniciar algumas tratativas amigáveis para a resolução do problema.  

    Dessa maneira, é possível demonstrar consideração ao cliente e manter uma boa relação para futuros negócios.  

    Envie uma notificação formal ao devedor com detalhes sobre a dívida pendente – como o valor, a origem e o prazo de pagamento antes da negativação.  

    Depois que as tentativas de negociação amigável forem esgotadas, o ideal é acionar os birôs de crédito e fazer a negativação do devedor.  

    Saiba mais em: quando é indicado negativar clientes?

    Qual é o prazo para negativar clientes inadimplentes?  

    Desde o primeiro dia de atraso no pagamento de uma parcela ou conta já é possível informar a dívida aos birôs de crédito.  

    E, apesar do Código de Defesa do Consumidor não regulamentar um prazo específico para essa ação, é importante tentar uma negociação amigável com o cliente antes da negativação direta, para não afetar negativamente a imagem da sua empresa.

    O que acontece com a pessoa/empresa negativada?

    Após a negativação, a pessoa/empresa pode enfrentar dificuldades para conseguir crédito, fazer financiamentos e até mesmo abrir uma conta bancária.

    Além disso, esse tipo de procedimento pode impactar na pontuação de crédito – conhecida como score – tornando alguns processos financeiros um pouco mais difíceis.  

    Leia também:

    O que é negativação indevida?

    A negativação indevida acontece quando é feita a inclusão de uma pessoa ou empresa no cadastro de inadimplentes, sem que haja de fato uma dívida ou restrição financeira relacionada.

    Por isso, é importante se atentar aos dados cadastrais de cada cliente, diminuindo as chances de erros na inclusão de negativações.

    Leia também: negativação indevida, o que é? Como resolver?

    Qual é o prazo para retirar o devedor do cadastro de inadimplentes?

    Fica a encargo do credor solicitar a exclusão aos birôs de crédito, após a quitação ou o acordo de pagamento da dívida, em até 5 dias úteis.

    É verdade que a negativação “caduca”?

    Sim! O nome do devedor não pode ser mantido no cadastro de inadimplentes por um período maior do que 5 anos, mas isso não quer dizer que a dívida será perdoada. Ela continuará existindo até que seja quitada!

    Como fazer consultas de negativação?

    É possível consultar negativações em sites que oferecem serviços de crédito, como o sistema da Checktudo.

    Saber se um possível cliente ou fornecedor está negativado é muito importante para garantir a segurança das suas negociações, já que a negativação demonstra que a pessoa/empresa tem dificuldades de honrar seus compromissos financeiros.

    Saiba mais sobre a Negativação Checktudo!

    Pelo nosso sistema, você terá acesso a análises de crédito mais completas e precisas, que mostram com mais profundidade a capacidade de pagamento de cada cliente, além de um serviço de negativação que agiliza sua recuperação de dívidas de forma eficiente e discreta.  

    Ao contratar a Negativação Checktudo, sua empresa terá acesso a:  

    • Inclusão/exclusão de negativações nos 5 maiores bancos do país;
    • Monitoramento da situação de crédito de clientes em tempo real; 
    • Envio de e-mails, SMS e/ou carta para comunicar débitos em atraso. 

    Tipos de cobrança

    Pelo sistema da Checktudo, sua empresa poderá escolher entre dois tipos de cobrança:

    Digital

    Envio de e-mails e SMS para comunicar os débitos em atraso.

    Por carta

    Envio de notificação por carta para comunicar a dívida.

    É diferente da negativação Serasa?

    Sim! Na Checktudo a negativação é incluída nos 5 maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander).

    Além disso, os nossos serviços de crédito tem como base o Cadastro Positivo, que é uma avaliação feita de forma mais justa, que não leva em conta somente as eventuais dívidas atrasadas, mas também os compromissos financeiros que foram pagos em dia.

    Leia também: Como funciona a Negativação Serasa?

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