Como evitar golpes na revenda de veículos?

A revenda de veículos pode ser um negócio lucrativo, mas, para maximizar os ganhos, é necessário atenção. Confira nossas dicas para evitar golpes na revenda de veículos!
A busca pelo melhor preço e outras vantagens imperdíveis pode se revelar um mau negócio, se alguns cuidados não forem tomados.
Dicas para evitar golpes na revenda de veículos!
Veja como se proteger e garantir as melhores negociações, evitando problemas com inadimplência:
Consulte o histórico financeiro do comprador
Saber detalhes da saúde financeira do comprador é fundamental para garantir que ele terá como arcar com uma futura dívida. Essa é a melhor forma de evitar problemas com inadimplências.
Pelo sistema da Checktudo, você poderá consultar essas informações, personalizando de acordo com as suas necessidades. É possível acessar dados sobre pendências financeiras, score, protestos, renda e muito mais, em uma única consulta.
Faça seu cadastro e escolha o plano que se encaixa no orçamento da sua empresa!
Tenha cuidado ao elaborar o contrato
É importante que o contrato tenha informações detalhadas sobre o veículo que está sendo negociado, como características e condições de uso, o valor da venda, além de detalhes de pagamento e as responsabilidades tanto do vendedor quanto do comprador.
Para que tenha validade, esse contrato deve ser assinado em cartório, com reconhecimento de firma de ambas as partes.
Solicite a Comunicação de Venda
A Comunicação de Venda é um documento que mostra para o Detran que o veículo está sendo vendido e que a responsabilidade por ele será do comprador.
Dessa forma, você não será mais responsável por multas ou penalidades que acontecerem enquanto o processo de transferência não for finalizado.
Guarde recibos, contratos e documentos
Mantenha com você cópias de documentos, comprovantes, recibos, contratos, enfim, tudo o que pode comprovar que a negociação foi feita da forma mais transparente e honesta possível.
Infelizmente, é comum que compradores tentem se aproveitar da falta de provas para aplicar golpes futuramente.
Como escolher veículos usados para revender?
A escolha de veículos usados para revender deve ser cautelosa, para garantir uma boa margem de lucro. Veja o que você deve considerar:
Verifique se o veículo é bom para revenda
Alguns veículos são mais fáceis de revender por serem mais procurados no mercado.
Normalmente, é mais fácil revender veículos populares nas cores preto e prata, enquanto a negociação de veículos importados de cores mais chamativas costuma ser menos recorrente.
Isso acontece pela facilidade de manutenção e de encontrar peças para veículos que têm uma mecânica mais conhecida no mercado.
Analise as condições de uso
Veículos muito baratos provavelmente sofreram sinistros graves, que causaram danos estruturais, por isso, o preço de recuperação pode ser muito alto, o que diminui o lucro na hora da revenda.
Então, leve sempre em consideração os custos que você terá com reparos e trocas de peça para entender se vale a pena investir na compra do carro.
Pesquise o histórico
As consultas veiculares são um recurso eficiente para te ajudar a definir se um veículo é bom para revenda.
Isso porque elas trazem informações completas sobre o histórico do veículo, como dados de leilão, sinistros, roubo/furto, restrições, débitos e multas. Dessa forma, fica mais fácil entender se o veículo tem vícios ocultos que podem comprometer a negociação.
Pelo sistema da Checktudo é possível fazer consultas veiculares personalizadas!
Basta fazer o seu cadastro para ter acesso a um sistema completo para lojistas e concessionárias, com dados veiculares, informações de localização, entre muitos outros serviços que podem ser personalizados para facilitar o dia a dia da sua empresa.