Melhore sua análise de crédito seguindo 5 regras!

    Melhore sua análise de crédito seguindo 5 regras!

    Siga 5 regras e melhore sua análise de crédito, garantindo a segurança das suas negociações!

    A análise de crédito tem um papel fundamental na prevenção de inadimplências. É nesse processo que a capacidade financeira do indivíduo é avaliada, então, veja como otimizá-lo:

    Melhore sua análise de crédito com estas 5 regras!

    Para que você melhore sua análise de crédito, é importante seguir as 5 regras que vamos apresentar aqui. Elas vão te ajudar a otimizar processos e a vender com muito mais segurança, evitando compradores inadimplentes.

    Mantenha o cadastro dos seus clientes atualizado

    É muito importante que você faça um cadastro antes de realizar qualquer venda.

    Você precisará de informações simples como RG, CPF, telefone, estado civil, escolaridade, profissão, endereço residencial e endereço comercial. Através dessas informações, será mais fácil localizar o cliente em casos de atraso de pagamento ou até mesmo para oferecer promoções e descontos.

    Saber a renda do seu cliente também é crucial, assim, você evitará liberar um crédito ou um crediário com valores além do que ele pode pagar.

    Lembre-se também de manter os dados atualizados. Antes de qualquer compra é importante confirmar dados como endereço residencial, endereço comercial e telefones para contato.

    Por fim, verifique a veracidade das informações por meio de ferramentas como a Biometria Facial.

    Analise o perfil de crédito dos seus clientes

    É necessário saber como é o relacionamento do seu cliente com o mercado mesmo que ele não tenha o nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.

    Para fazer uma análise mais completa, além do score de crédito, verifique o comportamento do cliente no mercado, se ele fez muitas compras nos últimos meses, se tem muitos empréstimos e dívidas, se tende a atrasar pagamentos, etc.

    Leia também: Score Checktudo – Consulte e diminua o risco de inadimplência

    Crie uma política de limite de crédito/compra

    Adote políticas de limite de crédito. Dessa forma, o limite de crédito ou compra dado a um cliente representará o risco máximo que você está disposto a correr quanto ao recebimento do valor.

    É importante limitar quem poderá comprar e até quanto, tendo cuidado com o bom funcionamento e desenvolvimento do seu negócio.

    Quanto maiores os limites oferecidos aos seus clientes, maiores serão as chances de você perder o valor ou recebê-lo em um prazo maior do que o esperado. Portanto, fique atento!

    Consulte órgãos de serviço de proteção ao crédito

    Os órgãos de serviço de proteção ao crédito mostram qual é a situação atual do seu cliente.

    Todos os dados que diversas empresas inserem envolvendo crédito sobre determinado cliente ficam armazenados e influenciam no score, que é uma ferramenta que indica de 0 a 1000 qual a chance daquele perfil de cliente pagar suas dívidas em dia dentro de 12 meses.

    Por mais que o cliente não tenha o nome negativado, é importante atentar-se ao score para evitar prejuízos futuros.

    Utilize os 5 C’s do crédito

    Os 5 C’s do crédito são: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral e Condições. Juntos, eles formam uma análise que traça o perfil de cliente ideal em que cada C significa uma característica necessária para que um cliente seja considerado cliente ideal.

    Entenda os 5 C’s do crédito:

    Caráter – É o histórico financeiro do cliente, com base no cumprimento de prazos e na quitação de outras dívidas para a liberação de crédito.

    Capacidade – Analisa se o cliente realmente conseguirá pagar o crédito solicitado através de informações como: idade, escolaridade, potencial de pagamento, opções utilizadas para uma possível quitação da dívida e uso do crédito.

    Capital – Mede a capacidade de investimento do cliente, quanto dinheiro esse cliente tem e se tem fontes de renda alternativas que podem ajudar na quitação de dívidas.

    Colateral – São as garantias para pagamento do crédito, como imóveis, veículos e bens no geral. Quanto mais valiosos os bens do cliente forem, maiores as chances de recuperação do valor, por isso, o nome “colateral”.

    Condições – Refere-se a atual situação do cliente, se ele tem muitas dívidas em aberto, se está empregado e tem renda para pagar uma nova dívida.

    Leia também: Dicas de gestão de riscos para proteger sua empresa

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