Melhore sua análise de crédito seguindo 5 regras!
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Siga 5 regras e melhore sua análise de crédito, garantindo a segurança das suas negociações!
A análise de crédito tem um papel fundamental na prevenção de inadimplências. É nesse processo que a capacidade financeira do indivíduo é avaliada, então, veja como otimizá-lo:
Melhore sua análise de crédito com estas 5 regras!
Para que você melhore sua análise de crédito, é importante seguir as 5 regras que vamos apresentar aqui. Elas vão te ajudar a otimizar processos e a vender com muito mais segurança, evitando compradores inadimplentes.
Mantenha o cadastro dos seus clientes atualizado
É muito importante que você faça um cadastro antes de realizar qualquer venda.
Você precisará de informações simples como RG, CPF, telefone, estado civil, escolaridade, profissão, endereço residencial e endereço comercial. Através dessas informações, será mais fácil localizar o cliente em casos de atraso de pagamento ou até mesmo para oferecer promoções e descontos.
Saber a renda do seu cliente também é crucial, assim, você evitará liberar um crédito ou um crediário com valores além do que ele pode pagar.
Lembre-se também de manter os dados atualizados. Antes de qualquer compra é importante confirmar dados como endereço residencial, endereço comercial e telefones para contato.
Por fim, verifique a veracidade das informações por meio de ferramentas como a Biometria Facial.
Analise o perfil de crédito dos seus clientes
É necessário saber como é o relacionamento do seu cliente com o mercado mesmo que ele não tenha o nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito.
Para fazer uma análise mais completa, além do score de crédito, verifique o comportamento do cliente no mercado, se ele fez muitas compras nos últimos meses, se tem muitos empréstimos e dívidas, se tende a atrasar pagamentos, etc.
Leia também: Score Checktudo – Consulte e diminua o risco de inadimplência
Crie uma política de limite de crédito/compra
Adote políticas de limite de crédito. Dessa forma, o limite de crédito ou compra dado a um cliente representará o risco máximo que você está disposto a correr quanto ao recebimento do valor.
É importante limitar quem poderá comprar e até quanto, tendo cuidado com o bom funcionamento e desenvolvimento do seu negócio.
Quanto maiores os limites oferecidos aos seus clientes, maiores serão as chances de você perder o valor ou recebê-lo em um prazo maior do que o esperado. Portanto, fique atento!
Consulte órgãos de serviço de proteção ao crédito
Os órgãos de serviço de proteção ao crédito mostram qual é a situação atual do seu cliente.
Todos os dados que diversas empresas inserem envolvendo crédito sobre determinado cliente ficam armazenados e influenciam no score, que é uma ferramenta que indica de 0 a 1000 qual a chance daquele perfil de cliente pagar suas dívidas em dia dentro de 12 meses.
Por mais que o cliente não tenha o nome negativado, é importante atentar-se ao score para evitar prejuízos futuros.
Utilize os 5 C’s do crédito
Os 5 C’s do crédito são: Caráter, Capacidade, Capital, Colateral e Condições. Juntos, eles formam uma análise que traça o perfil de cliente ideal em que cada C significa uma característica necessária para que um cliente seja considerado cliente ideal.
Entenda os 5 C’s do crédito:
Caráter – É o histórico financeiro do cliente, com base no cumprimento de prazos e na quitação de outras dívidas para a liberação de crédito.
Capacidade – Analisa se o cliente realmente conseguirá pagar o crédito solicitado através de informações como: idade, escolaridade, potencial de pagamento, opções utilizadas para uma possível quitação da dívida e uso do crédito.
Capital – Mede a capacidade de investimento do cliente, quanto dinheiro esse cliente tem e se tem fontes de renda alternativas que podem ajudar na quitação de dívidas.
Colateral – São as garantias para pagamento do crédito, como imóveis, veículos e bens no geral. Quanto mais valiosos os bens do cliente forem, maiores as chances de recuperação do valor, por isso, o nome “colateral”.
Condições – Refere-se a atual situação do cliente, se ele tem muitas dívidas em aberto, se está empregado e tem renda para pagar uma nova dívida.
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