Aprenda a gerar vantagem competitiva com a inteligência de dados!
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Saber como gerar vantagem competitiva frente aos seus concorrentes é um dos pilares principais para alcançar o sucesso. Por isso, nós vamos te mostrar como gerar essa vantagem utilizando a inteligência de dados a seu favor.
A inteligência de dados é o processo de coletar e gerenciar dados internos e externos. Por meio dela, é possível gerar insights para tomadas de decisões mais assertivas, otimizar processos e elaborar estratégias de venda.
Como gerar vantagem competitiva com a inteligência de dados?
A inteligência de dados, quando bem aplicada, gera recursos que facilitam o dia a dia dos gestores. Consequentemente, esses recursos permitem chegar a resultados melhores do que os das outras empresas. Saiba como utilizá-los ao seu favor:
Otimização de processos operacionais
A grande vantagem de optar por uma estratégia de gestão data-driven é deixar os achismos de lado e passar a ter decisões guiadas por dados concretos.
Esses dados podem ser tanto internos (relacionados à própria empresa), quanto externos (relacionados ao mercado de atuação).
Ao analisar esses indicadores, é possível mudar processos, redefinir estratégias de acordo com resultados, identificar tendências e inovar, tanto na gestão, quanto no lançamento de produtos e serviços.
Melhoria de performance interna e externa
A análise de dados te dará o poder de melhorar a performance interna da sua empresa: otimizando processos, identificando e resolvendo problemas e motivando funcionários. E a performance externa: identificando falhas e acertos de concorrentes e corrigindo as suas estratégias de atuação no mercado.
Assim, é possível gerar vantagem competitiva no momento em que você ajusta as suas ações, de uma forma que potencializa as suas forças e neutraliza as suas fraquezas frente aos seus concorrentes.
Definição do perfil de consumidores do seu produto/serviço
Com as informações obtidas por meio dos sistemas de inteligência de dados é possível definir o perfil de consumidores do produto/ serviço da sua empresa.
Assim você poderá realizar vendas diretas e otimizar as suas campanhas de marketing, segmentando anúncios com base em características demográficas de clientes que sejam interessantes para o seu negócio.
Além disso, ao saber para quem você quer vender, será muito mais fácil encontrar argumentos de venda persuasivos, que façam com que os consumidores escolham o seu produto/ serviço, ao invés do da sua concorrência.
Escolha mais assertiva de projetos
A análise de dados vai te proporcionar uma visão holística do seu negócio. Então, será mais fácil escolher quais projetos você deve priorizar e quais será necessário descartar ou reformular.
Por exemplo: suponha que, através dos dados coletados, foi possível perceber que cresceram as reclamações acerca de um defeito específico do seu produto. A partir dessa informação, você poderá direcionar esforços e investimentos para que esse defeito seja reparado e a satisfação dos seus clientes aumente.
Isso facilitará o trabalho da sua equipe, fazendo com que o foco esteja voltado para os projetos que realmente vão gerar um retorno significativo.
Com isso, você fortalecerá a imagem da sua marca e conquistará a preferência dos consumidores, ficando sempre à frente da sua concorrência.
Leia também:
- Entenda como uma base de dados suja pode prejudicar sua estratégia
- Saiba por que a sua empresa precisa da inteligência de dados
Como implementar a inteligência de dados na sua empresa?
- Defina seus objetivos: determine quais são os principais desafios que a inteligência de dados pode ajudar a resolver na sua empresa;
- Colete os dados: identifique as fontes de dados relevantes para a sua empresa, tanto internas quanto externas;
- Armazene os dados: utilize ferramentas de armazenamento de dados adequadas para garantir a segurança e a integridade das informações;
- Faça as análises: utilize ferramentas de análise de dados para transformar os dados em insights valiosos;
- Tome decisões: com os insights obtidos, tome decisões estratégicas para melhorar o desempenho da sua empresa.