Aprenda a fazer um bom test drive de carros usados!

Antes de comprar um veículo para a sua empresa, é importante tomar uma série de cuidados, e um deles é dirigir o veículo para verificar as condições de uso e se ele realmente atende às suas necessidades. Para te ajudar, preparamos uma lista com 7 dicas de como fazer test drive em carros usados. Confira!
7 dicas do que observar no test drive de carros usados!
Confira tudo o que você deve observar para garantir uma boa negociação:
Avalie o motor na hora de dar a partida
A primeira coisa para se observar na hora de fazer o test drive de um carro usado, é a partida. O carro liga de forma rápida ou devagar? Se o tempo de resposta for acima do esperado, o veículo pode ter problemas de bateria.
Outro problema típico em partidas demoradas é no sistema de ignição, que é o responsável por iniciar a queima do combustível utilizado.
Preste atenção aos barulhos e ruídos
Ao longo do trajeto que será percorrido, preste atenção nos sons do veículo. Ele faz algum barulho diferente, que não deveria ser comum?
Analise o som do motor, dos pneus, do amortecedor e da suspensão, pois isso pode ser um indicador de desgaste. Para esse teste, é interessante passar por obstáculos do dia a dia, como lombadas e quebra-molas.
Atente-se ao comportamento do câmbio
Outro ponto fundamental é o funcionamento do câmbio nas trocas de marcha. Notou algum tranco ou trepidação? Isso pode indicar problemas no sistema de transmissão.
Se possível, faça esse teste em descidas e subidas, para exigir mais força do veículo, e veja como ele se comporta.
Verifique a condição dos freios
É claro, não dá para deixar os freios de lado. Em uma rua mais vazia e plana, acelere até os 40 km/h e depois pise no freio até parar o veículo.
Se a frenagem for pouco eficiente e demorada, isso pode indicar problemas ou desgastes. Tome cuidado, pois os freios são itens fundamentais para a segurança.
Leia também:
- Guia de compra – Carros seminovos
- Entenda seus direitos na compra de um carro usado
- Veja como acertar na compra de veículos de leilão
Teste o alinhamento do veículo
Será que o carro está alinhado? Em uma via segura, reta e com pouquíssima movimentação, acelere entre 30 km/h e 40km/h e solte a direção por poucos segundos. Sentiu alguma vibração? O carro saiu da trajetória mesmo que de forma leve? Preste atenção nisso, pois ele pode estar desalinhado.
Avalie o conforto interno
Os bancos têm quais tipos de regulagem? São macios? É possível dirigir por longos períodos? A direção é muito dura ou suave? Esse é o momento de fazer essas análises.
Tire todas as suas dúvidas com o vendedor
Esclareça todas as suas dúvidas. Pergunte sobre o consumo de combustível do veículo, manutenção, comportamento em condições climáticas variadas, comparação com outros modelos (se for o caso). Quanto mais informações você tiver, mais perto de uma decisão correta você estará.
Dicas extras que podem ser aplicadas com o carro parado!
Achou que tinha acabado por aqui? Ainda não!
Após concluir o trajeto, analise os detalhes do veículo. Como estão os vidros e travas elétricas? O ar-condicionado funciona bem? E a situação dos retrovisores? Os botões do painel fazem os comandos sugeridos?
Fazer um checklist e olhar cada detalhe do carro é importante na hora da negociação e te ajuda a evitar surpresas desagradáveis como uma manutenção repentina ou gastos a mais.
Pronto! Agora você já sabe como fazer um bom test drive de carros usados. Aproveite essas dicas e acerte nas suas negociações!