Imagem representativa do tema refinanciamento de veículo.
15 de agosto de 2024

Saiba tudo sobre refinanciamento de veículo!

Optar pelo refinanciamento de veículo pode ser uma solução financeira vantajosa para muitos motoristas que enfrentam dificuldades com o pagamento das dívidas. 

Por isso, nós vamos explicar como funciona o refinanciamento de veículo, quais são os custos envolvidos e se realmente vale a pena considerar essa opção!

O que é refinanciamento de veículo? 

O refinanciamento de veículo é uma modalidade de crédito em que o automóvel é usado como garantia para assegurar o pagamento de um empréstimo. 

De maneira bem simples, funciona como se o proprietário vendesse seu veículo para uma instituição financeira, recebesse o valor correspondente e, em seguida, comprasse o veículo de volta através de um novo financiamento.

O novo empréstimo pode ter condições melhores, como taxas de juros mais baixas, prazos mais longos ou parcelas menores. 

Dessa maneira, a instituição financeira pagará a dívida do financiamento antigo diretamente ao credor e você começará a pagar o novo financiamento com base nas novas condições acordadas.

Como fazer o refinanciamento de veículo? 

É necessário seguir algumas etapas para fazer essa solicitação.

Veja como é fácil solicitar o refinanciamento de veículo: 

Verifique seu veículo e sua situação financeira

Antes de começar o processo de refinanciamento de veículo, é importante ter uma visão clara do valor de mercado do seu veículo e da sua situação financeira. 

Certifique-se que seu carro ainda tem valor suficiente para justificar o refinanciamento e avalie a sua capacidade de arcar com a nova parcela todo mês. 

Leia também: como consultar o preço de um veículo na Tabela Fipe?

Pesquise instituições financeiras confiáveis

Compare ofertas de diferentes instituições financeiras antes de refinanciar o seu veículo. Não esqueça de verificar taxas de juros, prazos e condições especiais oferecidas antes de escolher a melhor opção para você. 

Prepare a documentação necessária

Geralmente são solicitados alguns documentos básicos, como CPF, RG, comprovante de residência e de renda, além dos documentos do veículo. 

Algumas instituições podem exigir ainda uma avaliação do carro, já que ele deve ter sido fabricado até no máximo 10 anos antes da data de solicitação de refinanciamento. 

Lembre-se que o automóvel deve estar em bom estado de conservação, regularizado, com toda documentação em dia – como IPVA, multas, licenciamento – e no nome de quem está solicitando o empréstimo. 

Solicite o refinanciamento e aguarde a liberação do contrato (e do dinheiro) 

Com todos os documentos reunidos, é só fazer a solicitação do seu refinanciamento de veículo na instituição financeira escolhida. 

Após a verificação e aprovação, você assinará o novo contrato e o novo financiamento será liberado para quitar o saldo devedor do financiamento anterior. 

É importante destacar que, em caso de inadimplências, a instituição financeira pode retomar o veículo e colocá-lo em leilão. 

Por isso, é fundamental que o cliente faça um planejamento financeiro cuidadoso antes de solicitar esse tipo de crédito. 

Leia também:

É preciso pagar para fazer o refinanciamento de veículo?

Como toda transação, o refinanciamento também tem custos – mas que podem variar dependendo da instituição financeira e das condições de seu novo contrato. 

As taxas de juros do novo financiamento podem ser diferentes – e até menores – do que a do anterior. 

Por isso, analise e compare as taxas, garantindo que o refinanciamento ofereça realmente uma economia. 

Além disso, algumas instituições podem cobrar taxas administrativas ou de abertura de crédito, além dos custos associados à avaliação veicular para determinar seu valor no mercado. 

Por fim, não esqueça de verificar se há penalidades ou multas por quitar o financiamento antigo antes do prazo. 

Mas afinal, vale a pena fazer o refinanciamento de veículo? 

Com taxas menores que o empréstimo pessoal, o refinanciamento de veículos costuma ser muito vantajoso. 

Mas tudo depende se você irá conseguir condições melhores em relação ao seu financiamento atual!

O refinanciamento de veículo pode ser vantajoso caso você tenha: 

Redução da taxa de juros

É possível reduzir significativamente o valor total pago ao longo do tempo – já que os juros são menores que os outros empréstimos porque o automóvel se torna uma garantia de pagamento. 

Redução das parcelas

Aumentar o prazo do financiamento pode resultar em parcelas mensais menores, podendo diminuir os gastos totais do seu orçamento mensal. 

Dinheiro ‘rápido’

Se você está precisando de dinheiro extra, o refinanciamento pode permitir que você gaste uma parte do valor ‘devolvido’ para outras necessidades financeiras, como fazer uma viagem ou quitar dívidas. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Quer saber mais sobre como nossas soluções podem ajudar o seu negócio?

Preencha os campos abaixo e vamos te ajudar!

A infinidade de dados veiculares, antifraude e localizaçação de pessoas para potencializar o seu negócio