Saiba quando é indicado negativar clientes!

    Saiba quando é indicado negativar clientes!

    Vamos te mostrar quando é indicado negativar clientes para não prejudicar a sua empresa!

    Fazer uma boa análise de crédito evita inadimplências e prejuízos, mas nem sempre é possível evitar todos os problemas com dívidas. Mas, antes de tudo, é importante lembrar que nem todo devedor tem má índole!

    Muitos clientes, seja por desemprego, doença ou até mesmo por fazer mais dívidas do que conseguem pagar, ficam inadimplentes e geram problemas financeiros para a empresa credora.

    Um processo de cobrança amigável tem grande importância na recuperação do crédito, mas nem sempre a cobrança soluciona o problema, por isso, existe a negativação!

    O que é a negativação? Como funciona?

    Negativar um cliente é incluir seu nome no cadastro de algum órgão de proteção ao crédito, indicando a outras empresas que ele tem um débito em aberto para dificultar a liberação de futuros créditos.

    Quando negativado, o devedor não pode solicitar crédito, comprar com crediário, solicitar cartões de crédito, etc.

    Nesses casos, o órgão de serviço de proteção ao crédito contata o cliente fazendo uma nova cobrança, geralmente por carta, instruindo que o consumidor procure formas de quitar essa dívida.

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    Quando é indicado negativar clientes?

    A negativação pode ser feita em até 35 dias do atraso da dívida!

    É possível negativar no dia seguinte ao vencimento, mas para os órgãos de serviço de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, a negativação pode ser feita em até 35 dias após o atraso. Há ainda credores que esperam mais de 180 dias para negativar clientes, adotando uma política amigável de cobrança.

    Negativar clientes é muito eficaz não só para agilizar o recebimento do valor, mas para que outras empresas não concedam crédito para essa pessoa.

    Mas é importante que sua empresa se atente ao pagamento do débito mesmo quando a dívida já estiver sob os cuidados dos órgãos de serviço de proteção.

    Caso demore mais do que cinco dias para que o nome do cliente volte a ficar “limpo” após o pagamento, ele poderá mover uma ação por danos morais. Por isso, escolha um plano que ofereça a possibilidade de gerenciar o processo de cobrança e cancele a negativação assim que o pagamento for efetuado.

    Vale a pena negativar clientes logo que o pagamento não é efetuado?

    O prazo para negativação é opcional, você pode negativar clientes no dia seguinte ao da data de vencimento.

    Mas, antes disso, é válido procurar métodos amigáveis de cobrança: entrando em contato através de ligações ou SMS, enviando cartas de cobrança e, principalmente, dando possibilidades ao cliente de negociar sua dívida de forma que consiga pagá-la.

    É claro que nem sempre os métodos de cobrança de forma amigável trazem o resultado desejado. Além do mais, muitos clientes que têm propensão a serem devedores, mudam com frequência seus números de telefone e endereço, dificultando o contato e a resolução do problema.

    Pensando nisso, é importante que os cadastros dos seus clientes estejam sempre atualizados para que você consiga efetivar o processo de negativação.

    Caso tenha alguma divergência entre as informações fornecidas pela empresa e as informações reais do cliente, a negativação não será efetuada.

    Tenha também os documentos assinados por seus clientes comprovando a dívida para que esteja respaldado em casos de falta de pagamento.

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