Entenda qual tipo de carroceria é ideal para a sua empresa!

Veja quais são as particularidades de cada tipo de carroceria e escolha a que melhor atende às necessidades da sua empresa!
Em muitos casos, os carros são considerados instrumentos de trabalho fundamentais e toda empresa, mesmo que de pequeno porte, precisa ter a disposição um veículo para o dia a dia.
Mas você sabia que é importante definir exatamente quais funções serão exigidas do carro antes de comprá-lo? E isso passa pelo tipo de carroceria que você precisará escolher!
Cada tipo de carroceria é voltado para um tipo de função e isso influencia no bom uso do veículo, no estado de conservação e na manutenção.
Por exemplo, não é o ideal colocar grandes quantidades de carga em carros pequenos, ou optar por um veículo com caçamba quando sua principal utilidade é andar na cidade e transportar pessoas.
Veja como tomar a melhor decisão para escolher o carro ideal para a sua empresa ou para o tipo de serviço que você deseja prestar:
Tipo de carroceria x função do veículo
Veja como cada tipo de carroceria pode ser usada, de acordo com a necessidade de cada empresa:
Sedan
Sendo um dos tipos de carroceria mais populares, o carro sedan é facilmente reconhecido pelo seu conforto, porta-malas com bom volume e elegância.
Os sedans costumam ser usados em serviços de transporte de pessoas por aplicativo, táxis ou até mesmo transporte de funcionários de alto escalão das empresas.
Hatch
Outro carro muito popular, o hatch tem características mais simples e um porta-malas bem menor, se comparado com os sedans.
Esse tipo de carroceria é recomendado para o transporte de pessoas, pequenas viagens e deslocamentos em trechos urbanos.
Um atrativo que esses modelos carregam é o preço, que costuma ser o mais barato do mercado, tanto entre os zero km, como entre os usados.
Picapes e caminhonetes
O grande diferencial no caso das picapes e caminhonetes é a presença da caçamba. Graças a ela, é possível carregar um volume maior de carga.
Além disso, outras características de destaque desse tipo de veículo são o torque e a potência do motor, que costumam ser mais altos, e claro, a tração nas quatro rodas, tornando o carro mais versátil, podendo ser usado tanto no asfalto como na terra.
Algumas caminhonetes contam com cabine dupla, também podendo ser usadas em viagens, transportando até quatro pessoas (contando com o motorista).
Furgão e perua
Os furgões são veículos mais voltados para o transporte de mercadorias de pequeno e médio porte.
Empresas especializadas em entregas usam muito esse tipo de modelo em suas frotas. Assim como nas picapes, o motor dos furgões costumam ser mais fortes e disponibilizam um bom torque.
Já as peruas (ou station wagons) são carros inspirados nos hatches e sedans, que entregam um bom espaço, principalmente no porta-malas.
SUVs (Utilitários esportivos)
Os SUVs são carros mais robustos e versáteis. Eles encaram o trânsito da cidade e estradas de terra, sempre entregando muito conforto para quem está dentro do carro.
Outra característica interessante desse tipo de carroceria é o tamanho do porta-malas e a possibilidade de contar com sete lugares, em alguns casos.
Esses veículos costumam ser mais completos, contam com muitas opções tecnológicas e até mesmo alguns luxos.
Leia também:
- Como mudar categoria de CNH?
- Veja como comprar carros com desconto para frotistas
- Dicas para comprar carros usados em SP
Van
A van pode desempenhar uma função semelhante à do furgão, e fazer o transporte e entrega de cargas pequenas e médias.
Além disso, esse tipo de carroceria pode servir para o transporte de uma quantidade maior de pessoas, se comparado com SUVs e minivans.
Porém, você deve ficar atento, pois se o veículo tiver capacidade para transportar mais de oito pessoas, o motorista precisará de uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria D.