Veja como mudar categoria da CNH!

Adquiriu um veículo de carroceria diferente, muito maior e mais pesado que o habitual, e precisa que o motorista da sua empresa possa dirigi-lo? Sabia que é possível entrar com um pedido para mudar categoria da CNH?
Exatamente, mudar categoria da CNH é possível, mas há alguns requisitos específicos que precisam ser seguidos e é justamente isso que vamos explicar para você!
O que é CNH?
CNH é a sigla para Carteira Nacional de Habilitação. É o documento oficial que comprova que você está apto a dirigir veículos automotores em vias terrestres brasileiras.
Quais são as categorias da CNH?
No Brasil, as categorias da CNH são divididas de acordo com o tipo de veículo que o motorista está habilitado a conduzir:
- ACC – Ciclomotores;
- A – Motocicletas;
- B – Automóveis e veículos leves;
- C – Veículos de carga, como caminhões;
- D – Ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte de passageiros;
- E – Combinações de veículos, como caminhões com reboque.
O que é preciso para mudar categoria da CNH?
Para mudar categoria da CNH, é necessário que o motorista em questão esteja com a documentação em dia, sem penalidades, como suspensão ou cassação.
Recentemente, houve uma flexibilização em algumas exigências e, hoje em dia, para solicitar a alteração para as categorias D e E, o condutor não pode ter cometido mais de uma infração gravíssima nos últimos 12 meses.
Como mudar categoria da CNH?
Se você é do estado de São Paulo, pode solicitar a mudança ou adição de categoria da CNH pelo site do Poupatempo. Veja como:
- Acesse o site do Poupatempo, role a página até encontrar a área de ‘Serviços por categoria” e clique na opção “CNH, veículos e transporte”;
- Na coluna de opções, selecione “CNH e outros documentos” e, em seguida, clique em “Mudar categoria da Carteira Nacional de Habilitação”;
- Faça o login pela sua conta gov.br;
- Selecione a categoria que você deseja adicionar ou mudar. As opções são: ACC – Ciclomotores; A – Motos; B – Carros; C – Caminhões; D – Ônibus; E – Veículos acoplados.
- Selecione a opção em que você se encaixa (Exerce Atividade Remunerada, necessita veículo adaptado, militar (processo para a corporação ou como civil) ou nenhuma das anteriores;
- Digite seu e-mail que será utilizado para baixar a versão digital da CNH;
- Confirme os dados e agende seu exame médico.
Lembrando que todo esse processo pode ser feito também pelo aplicativo do Poupatempo, disponível para Android e iOS.
Leia também:
- CNH digital: veja como baixar
- O que é EAR? Como incluir na CNH?
- Você sabe o que é RNPC? Veja como funciona
Documentos necessários
Para solicitar a mudança de categoria da CNH, você precisará apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- CNH original;
- Comprovante de pagamento das taxas.
Após pagar a taxa do Detran, você deverá agendar suas aulas práticas em um CFC (Centro de Formação de Condutores).
Depois de concluir as aulas e exames, deverá comparecer a um posto do Detran para solicitar a mudança da categoria da CNH.
Se estiver tudo certo, o Detran irá emitir uma nova carteira de habilitação com a categoria desejada. É importante destacar que, após a mudança, o condutor terá um período de adaptação de um ano para dirigir veículos da nova categoria, durante o qual poderá ser submetido a fiscalizações e avaliações.