Aprenda a emitir ATPV-e de forma rápida e fácil!

    Aprenda a emitir ATPV-e de forma rápida e fácil!

    Quer saber como emitir ATPV-e de forma rápida e fácil para agilizar a transferência de veículos? Nós vamos te mostrar!

    A emissão da ATPV-e trouxe uma série de benefícios para o setor automotivo. Ao digitalizar o processo de transferência de propriedade, essa ferramenta agilizou as operações, reduziu custos e aumentou a segurança das transações. Entenda mais:

    O que é ATPV-e?

    ATPV-e, sigla para Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Eletrônica, é um documento digital que substituiu o antigo Certificado de Registro de Veículo (CRV), também conhecido como “documento verde” ou DUT.

    Para que serve a ATPV eletrônica?

    A ATPV-e foi criada com o objetivo de modernizar o processo de transferência de veículos, tornando-o mais ágil, seguro e transparente, tanto para o comprador quanto para o vendedor.

    Quando a ATPV-e começou a ser utilizada?

    Assim como outros documentos digitais, a ATPV-e se popularizou durante a pandemia de Covid-19, com a necessidade dos órgãos de trânsito de facilitar a regularização de documentos pela internet.

    Ela passou a ser obrigatória para veículos registrados a partir de 04 de janeiro de 2021. Já para os veículos registrados antes dessa data, o CRV em papel-moeda continua válido até a próxima venda.

    Como a ATPV-e funciona na prática?

    Após a venda do veículo, é iniciado o processo de transferência online, no qual são informados os dados do comprador e do vendedor. Em seguida, o sistema gera a ATPV-e, que é enviada para o comprador e para o Detran.

    Como emitir ATPV-e de forma rápida e fácil?

    A melhor forma de emitir ATPV-e é pelo sistema da Checktudo! Para isso, é só seguir estas etapas:

    • Faça seu cadastro;
    • Escolha ou personalize o seu plano;
    • Acesse a plataforma;
    • Selecione a opção de Emissão de ATPV-e;
    • Preencha os dados necessários, confirme e submeta.

    Pronto! Em poucos minutos você terá acesso à autorização digital.

    Quais são as principais vantagens da Autorização eletrônica de transferência?

    Veja como a emissão de documentos digitais facilita o dia a dia de quem precisa regularizar muitos veículos:

    Agilidade nos processos

    A emissão online de documentos veiculares eliminou a necessidade de deslocamentos para órgãos públicos, como o Detran, e a espera em filas de atendimento.

    Redução de custos

    Com a digitalização, os custos com papel, impressão e armazenamento de documentos foram significativamente reduzidos. Além disso, a diminuição do tempo gasto em processos burocráticos também resulta em economia de recursos.

    Aumento da segurança

    Documentos eletrônicos proporcionam maior segurança nas transações, reduzindo o risco de fraudes e extravios. Além disso, a assinatura digital garante a autenticidade das informações e a rastreabilidade do processo.

    Melhoria da experiência do cliente

    A agilidade e a praticidade da emissão documentos online contribuem para uma melhor experiência do cliente, que pode acompanhar o status da transferência facilmente e receber o documento de forma rápida e segura.

    Leia também:

    4 dicas para os gestores de concessionárias!

    Veja como otimizar ainda mais os seus processos:

    Invista em tecnologia

    Utilize sistemas de gestão que integrem a emissão da ATPV-e e ofereçam funcionalidades adicionais para otimizar os processos.

    Treine sua equipe

    Ofereça treinamento aos seus colaboradores para que eles possam utilizar a ferramenta de forma eficiente e tirar o máximo de proveito de seus benefícios.

    Comunique-se com seus clientes

    Informe seus clientes sobre os benefícios da ATPV-e e esclareça suas dúvidas sobre o processo.

    Acompanhe as novidades

    Mantenha-se atualizado sobre as mudanças na legislação e as novas funcionalidades da ATPV-e, para se manter competitivo no mercado.

    FAQ – Outras dúvidas sobre transferência de veículos

    Confira as respostas para dúvidas recorrentes sobre esse assunto:

    O que aconteceu com o DUT?

    O Documento Único de Transferência (DUT) está se tornando cada vez mais obsoleto. Atualmente, com a digitalização dos serviços, ele foi substituído pela Autorização de Transferência Veicular Eletrônica, que é obrigatória para transferências feitas a partir de 2021.

    Qual é a multa por não fazer a transferência do veículo no prazo?

    O não cumprimento do prazo de transferência (30 dias) pode gerar:

    • Multa média (R$ 130,16);
    • 4 pontos na CNH;
    • Remoção do veículo para o pátio do Detran;
    • Impedimento do licenciamento anual.

    Onde fazer a transferência de veículo?

    É possível fazer a transferência do veículo de duas formas:

    Pelo site do Detran do seu estado – A maioria dos Detrans oferece o serviço de transferência online.

    Através de um despachante – O despachante pode realizar o procedimento por você, cobrando uma taxa pelo serviço.

    Como acompanhar a transferência?

    Para acompanhar o processo de transferência, existem duas formas principais:

    Portal do Detran – A maioria dos portais oferece um serviço de acompanhamento de processos, onde você pode verificar o status da sua transferência.

    Canais de atendimento do Detran – Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com o Detran do seu estado por telefone ou e-mail.

    Importante! As regras e procedimentos para a transferência de veículos podem variar em cada estado. Consulte o Detran do seu estado para obter informações mais precisas e atualizadas.

    Descubra como impulsionar seu negócio com nossas soluções!

    Consultas veiculares, análises de crédito, análises PF e PJ, e muito mais.

    Ao se inscrever você concorda com nossa
    Política de Privacidade