Aprenda a vender veículos com segurança!

A compra e venda de veículos usados exige diversos cuidados para que seja possível evitar prejuízos e ter mais sucesso na negociação. Veja 5 cuidados básicos que você deve ter para vender veículos com segurança.
Uma negociação segura exige atenção redobrada na documentação, nos prazos e outros detalhes. Confira nossas dicas para evitar problemas:
Como vender veículos com segurança?
Veja como garantir boas negociações:
Elabore um bom contrato
O contrato deve ser bem claro, especificando com precisão o veículo que será vendido, suas principais características e as condições de uso.
Esse documento também deve conter as responsabilidades do vendedor e do comprador. O ideal é que ambas as partes leiam com atenção o contrato e acertem possíveis pontos de discórdia antes de assiná-lo.
Esse contrato deve ser assinado em cartório, com reconhecimento de firma, para que tenha validade jurídica.
Resolva todas as pendências
No processo de compra e venda de carros usados, é importante eliminar todos os débitos relacionados ao veículo.
Dessa forma, a responsabilidade em relação aos documentos do carro não será transferida para o comprador. Então, quite o IPVA, o seguro obrigatório (DPVAT) e as multas pendentes.
Também é possível negociar com o comprador para que ele pague as pendências do veículo, mas, nesse caso, será necessário ajustar o valor da oferta, considerando os gastos a mais que ele terá.
Tenha atenção na hora do pagamento
O prazo e a maneira como o pagamento será feito também devem ser demonstrados com clareza no contrato. Assim, caso haja alguma complicação ou falta de pagamento, é possível se resguardar, de acordo com as cláusulas estabelecidas.
Escolha com antecedência a forma de venda e só repasse o carro para o nome do comprador depois de receber o valor integral ou parte dele.
Caso a venda seja parcelada, pode-se incluir uma cláusula de Reserva de Domínio, que é uma forma de garantir o pagamento da dívida e reaver o veículo, se houver inadimplência.
Solicite a Comunicação de Venda
A Comunicação de Venda é um documento que mostra para o Detran que você está vendendo o seu veículo.
Esse documento é importante porque transfere a responsabilidade do veículo para o comprador, mesmo que o processo de transferência ainda não tenha sido finalizado.
Acompanhe o processo de transferência
Preencha o Certificado de Registro do Veículo (CRV) com seus dados, os dados do comprador e o valor de venda do automóvel e assine junto com o novo proprietário. Em seguida, compareça a um cartório para fazer a autenticação do documento com reconhecimento das firmas de ambos.
Antes de entregar os documentos do carro (ou moto), tire uma cópia do CRLV, do comprovante de pagamento de IPVA, do licenciamento e de eventuais multas. Com o número do RENAVAM, também é preciso tirar um extrato de débitos do veículo. Tudo para se resguardar de problemas futuros.
A transferência do veículo deve ser solicitada pelo comprador em até 30 dias após a compra. Caso esse prazo não seja cumprido, o veículo ficará com um Restrição Administrativa.
Leia também:
- Qual é a diferença entre Intenção e Comunicação de Venda?
- Dicas para vender seu carro pela internet
- Revenda de carros: dicas para garantir boas negociações
Veja como as consultas veiculares podem te ajudar na hora da venda!
Para atestar a procedência do veículo que você pretende vender, faça uma consulta veicular.
Com essa consulta, é possível puxar todo o histórico do veículo, mostrando para o comprador que o veículo que você está vendendo está livre de impedimentos, o que te ajuda a negociar pelo melhor valor.