Aprenda a consultar placa de caminhão!

Veja como consultar placa de caminhão antes de negociar sua próxima compra!
Como consultar placa de caminhão?
A forma mais fácil de fazer a consulta de caminhão pela placa é pelo sistema da Checktudo.
Por meio dele, você poderá consultar placa de um ou de diversos caminhões ao mesmo tempo e ainda aproveitar recursos como emissão de documentos 100% online, consultas de crédito e localização, entre muitas outras vantagens!
Quero consultar veículos na Checktudo
O que é possível saber pela consulta de caminhão pela placa?
Ao consultar placa de caminhão antes de comprar, você se previne contra diversos tipos de problema descobrindo o histórico completo do veículo.
Pelas consultas da Checktudo, você pode conferir informações que darão mais segurança para você e para a sua empresa na hora de negociar um caminhão usado ou seminovo.
É rápido, fácil e você poderá contar com um atendimento personalizado!
Confira algumas informações que você pode obter ao consultar placa de caminhão antes de negociar:
- Passagem por leilão;
- Indício de sinistro;
- Risco de comercialização;
- Aceitação em seguros;
- Restrições e impedimentos;
- Histórico de roubo e furto.
E muito mais!
Como consultar placa de caminhão grátis?
Existem outros meios para consultar placa de caminhão e você pode fazer isso de forma gratuita pelo site do Detran ou da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Como consultar placa de caminhão no Detran?
Para fazer a consulta de placa de caminhão, você deverá acessar o site do Detran no qual o veículo está registrado. Após acessar o site, basta procurar pela consulta da situação do veículo ou consulta de débitos e restrições e seguir as instruções.
Para consultar, você deverá informar o número da placa e do Renavam do veículo. Em alguns casos, como no Detran MG, as informações solicitadas são a placa e a numeração do chassi.
Como consultar placa de caminhão ANTT?
Motoristas profissionais podem consultar a situação do veículos pela ANTT. Por meio dessa consulta é possível pesquisar a legalidade para operar no transporte rodoviário de cargas a terceiros.
Vantagens e desvantagens das consultas veiculares de órgãos públicos:
As consultas do Detran e da ANTT contam com informações confiáveis, pois são ligadas ao governo federal e estadual.
Porém, elas retornam informações específicas e não são completas como consultas pagas. Além disso, no caso dos Detrans, a consulta varia de estado para estado, sem padronização.
Leia mais:
- Como funciona a compra de caminhões por consórcio?
- Caminhões elétricos: vale a pena comprar?
- Os 5 melhores caminhões para comprar em 2024
Como acertar na compra de caminhões usados?
Você sabia que é muito importante tomar cuidado na hora de escolher um caminhão usado? Há alguns detalhes que você precisa ficar de olho na hora de negociar. Confira nossas dicas!
Inspecione o caminhão
Após consultar a placa do caminhão, faça uma inspeção no veículo. Se possível leve um mecânico especialista em caminhões para te ajudar nessa tarefa.
Verifique o estado de componentes como o motor, caixa de câmbio, suspensão e freios. Verifique também a parte interna.
Essa vistoria é uma forma de descobrir quais problemas o caminhão pode ter e se vale a pena fazer o investimento.
Faça um test drive
Você sabia que até mesmo os caminhões em bom estado de conservação podem esconder problemas que só serão notados com um test drive?
Então é muito importante ver como o veículo se comporta em movimento. Observe atentamente problemas como barulhos, desalinhamento ou mau funcionamento das peças e das partes elétricas, por exemplo.
Pesquise preços e condições de pagamento
O valor pedido na negociação é muito alto? Faça pesquisas e confira o preço de tabela do caminhão.
Avalie também se o preço é condizente com o estado do veículo. Se for necessário fazer alguma manutenção, tente negociar o valor com o atual dono.
Preste atenção também na forma de pagamento. Tenha um orçamento empresarial planejado e evite fazer loucuras, pois isso pode afetar negativamente a sua empresa.
FAQ – Outras dúvidas sobre placa de caminhão
Confira as respostas para dúvidas frequentes sobre esse assunto:
O que é placa de caminhão?
A placa de um veículo é um instrumento de identificação previsto no Art. 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Todos os veículos devem ser identificados obedecendo as especificações e modelos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Quais são os tipos de placa de caminhão?
Além dos caracteres tradicionais, os caminhões devem inserir outros tipos de identificações:
Placa de veículo longo
Para caminhões com mais de 19,80 metros de comprimento, é obrigatório o uso de uma placa traseira que mostre a sua dimensão.
Essa placa pode ser metálica ou de madeira, deve ter bordas refletivas e faixas inclinadas de 45º da direita para a esquerda, de cima para baixo, na cor preta e laranja alternadamente.
Além disso, devem ser aplicadas lanternas laterais, que tenham intervalos regulares de, no máximo, 3 metros entre elas.
Placas de caminhão tanque
Caminhões que transportam cargas perigosas devem ter placas que indicam o nível de perigo apresentado pelo produto transportado, além da identificação da categoria e a intensidade do perigo que a carga oferece.
As chamadas “placas de segurança” precisam conter dois códigos: o primeiro é o número da ONU, que é composto por 4 dígitos e serve para fazer o reconhecimento da carga transportada. E o segundo é a identificação da categoria e a intensidade do perigo que a carga oferece. A relevância do risco é registrada da esquerda para a direita.
Como descobrir o dono do caminhão pela placa?
Atualmente, devido à LGPD, não é possível descobrir o dono do caminhão pela placa. O acesso a essa informação é considerado quebra de sigilo, que é um crime no Brasil.