4 dicas para precificar um carro para a revenda online!
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Saber definir corretamente o preço do veículo é o que vai garantir a melhor margem de lucro na negociação. Vamos te mostrar 4 dicas essenciais para precificar um carro para a revenda online e aumentar o seu faturamento.
A grande vantagem de vender veículos pela internet é poder segmentar os anúncios de acordo com o perfil de consumidores desejado. Por outro lado, também é necessário pensar em ofertas mais atrativas, que chamem a atenção desses consumidores e convertam as vendas.
O grande risco que se corre neste momento, é precificar o carro com um valor muito baixo, o que não gerará o retorno esperado para a sua loja.
4 dicas para precificar um carro para a revenda online!
Não se baseie apenas na Tabela FIPE
O valor da Tabela FIPE é apenas o preço médio de um modelo de veículo no mercado. E esse valor não leva em conta a quilometragem, o estado de conservação, os itens opcionais, a localização e o histórico do veículo.
Portanto, você deve avaliar o carro que pretende vender e ajustar o valor da Tabela FIPE para mais ou para menos, de acordo com as características individuais do veículo que você pretende vender.
Nesse momento, considere também o perfil de compradores que você espera atingir com a sua oferta. Afinal, quem compra carros populares tem uma expectativa diferente do que quem está em busca de um veículo importado, por exemplo.
Atente-se aos fatores que impactam no valor do carro
Os fatores que mais impactam no valor de revenda de um carro são:
Estado de conservação
Os consumidores sempre procuram veículos usados que tenham aparência de novos. Por isso, sempre que for possível, faça alguns reparos que valorizem o carro esteticamente.
Muitas vezes, com procedimentos simples, há uma melhora na aparência do carro e ele pode ser vendido por um valor um pouco maior.
Região
Há modelos de veículos que são mais atraentes para uma determinada região e isso impacta no valor de revenda.
Por exemplo: em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as picapes de cabine dupla podem ser vendidas por um valor mais alto, pois os consumidores dessa região têm preferência por esse tipo de carro para trabalhar.
Cor
As cores prata, preto, branco e cinza representam cerca de 80% das vendas de carros novos no Brasil. Sendo assim, na hora da revenda, essas cores também são as que têm uma maior aceitação.
Então, na hora de precificar um carro colorido, é necessário que o valor seja um pouco menor, para facilitar a venda.
A não ser que o perfil de consumidores da sua empresa tenha interesse por veículos esportivos. Nesse caso, a aceitação dos veículos coloridos é um pouco maior.
Histórico do veículo
Carros sinistrados, roubados e de leilão sofrem uma desvalorização significativa no seu valor de revenda, mesmo que estejam em boas condições de uso.
Segundo estimativas oficiais, as perdas são de, no mínimo, 9,2% para carros que vieram de leilão, 3,5% para os que já foram roubados/furtados e 6,9% para os que passaram por sinistro. Além disso, caso a estrutura do veículo esteja comprometida, há uma perda de mais 8%.
Outro fator que impacta na desvalorização do carro é a quilometragem. A cada 10 mil km rodados, há uma perda de 0,5% no valor.
Por isso, consulte o histórico completo dos veículos antes de negociar!
Faça as consultas veiculares da Checktudo e tenha acesso a informações como:
- Passagem por leilão
- Indício de sinistro
- Risco de comercialização
- Aceitação em seguros
- Restrições e impedimentos
- Gravame
- Recall
- Dados cadastrais nacionais e estaduais
- Histórico de roubo e furto
- Débitos e multas
São todos os dados que você precisa para negociar com mais segurança e garantir as melhores negociações.
Leia também:
- Aprenda a evitar golpes na revenda de veículos
- Como se dar bem ao abrir uma loja de carros usados?
- Melhores carros para revenda: lista de 2024
- Guia prático – Revenda de carros
Analise a concorrência
Pesquise anúncios de outras lojas, de acordo com as características do veículo que você pretende vender, como ano, versão, cor e localização.
Analise o perfil de clientes, explore o quanto eles estão dispostos a investir no veículo, quais tipos de promoções são mais efetivas, quais são as características mais relevantes, entre outros fatores relacionados à compra.
É importante que você faça essa análise para identificar argumentos de venda, tipos de oferta e a variação de preço que cada anúncio oferece, para que você possa traçar as suas estratégias de venda, se destacando da concorrência.
Seja realista ao definir a sua oferta
Um dos erros que muitos lojistas cometem é achar que os compradores não poderão identificar pequenos problemas no veículo. Por isso, acabam “maquiando o carro”, deixando-o com aparência de novo, e vendendo por um preço maior do que ele realmente vale.
Se você tem o costume de fazer isso, é melhor mudar de estratégia. Isso porque, com o tempo, essa estratégia acaba com a credibilidade da sua loja e afasta os consumidores.
Há muitas lojas que faturam um bom dinheiro investindo em veículos recuperados, mas isso só acontece porque estão alinhadas com o público-alvo que está disposto a investir nesse tipo de compra.
Agora você já sabe como precificar um carro para a revenda online e fazer as melhores negociações!