Saiba como evitar golpes e fraudes durante a crise!
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Nos momentos de instabilidade econômica, os cuidados para evitar golpes e fraudes, principalmente nas vendas online, devem ser muito mais rigorosos. Confira algumas dicas para evitar golpes e fraudes durante a crise e proteja a sua empresa!
4 dicas importantes para evitar golpes e fraudes durante a crise!
Confirme a autenticidade de documentos
Dessa forma, é possível identificar documentos fraudados antes de aceitá-los.
Algumas empresas tem equipes especializadas na comprovação da autenticidade de documentos, mas nem sempre há como garantir a precisão dos processos que são feitos de forma manual, visto que, nesse caso, deve haver uma relação de confiança entre a empresa e os colaboradores.
Sendo assim, invista em bons softwares que contenham esse tipo de serviço, feito de forma totalmente online com o apoio da inteligência artificial.
Redobre sua segurança cibernética
Nos últimos anos, com a necessidade de adaptação rápida a uma nova dinâmica de trabalho, muitas empresas fizeram a migração para o ambiente digital sem dar a devida atenção à segurança cibernética. O que é essencial para evitar que sistemas e arquivos confidenciais sejam acessados por pessoas mal intencionadas.
Um dos golpes cibernéticos mais utilizados é o phishing. Os golpistas enviam e-mails com arquivos ou links em nome de instituições financeiras ou órgãos governamentais.
Ao serem clicados ou baixados, eles possibilitam o acesso dos hackers aos dados da empresa, gerando fraudes financeiras e permitindo a obtenção de informações confidenciais.
Por isso, além de contratar profissionais que façam a reestruturação do ambiente cibernético de forma segura, é importante treinar os funcionários.
Eles devem ser informados sobre como devem se portar durante o trabalho, evitando acessar links ou páginas indevidas, enquanto estiverem utilizando os dispositivos ou contas da empresa.
Evite causar pressão situacional
Os maiores desafios dos gestores e donos de empresas durante a crise é lidar com a instabilidade do mercado, a diminuição da produtividade e, consequentemente, das vendas. Para tentar manter a produtividade, muitas empresas optam por adotar uma postura agressiva e intimidadora frente aos seus funcionários.
Em alguns casos, os gestores fazem ameaças, dizendo aos colaboradores que eles podem ser demitidos ou ter seus salários reduzidos pelo fato da margem de lucro estar diminuindo
Esse tipo de abordagem é extremamente prejudicial, pois gera um sentimento de preocupação e revolta e pode fazer com que algum desses funcionários aplique golpes na empresa, por vingança ou desespero.
O ideal é que seja criado um sentimento de equipe e deve ser apresentada, com transparência, a previsão do faturamento empresarial durante os meses de recessão econômica.
Além disso, deve-se esclarecer a importância do papel de cada funcionário durante o processo de adaptação a esse novo cenário do mercado, não de forma agressiva, mas sim motivadora.
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Tenha cuidado com a troca de fornecedores
Muitas vezes, para reduzir custos, as empresas optam por trocar de fornecedores ou parceiros, mas assim como os golpistas da internet, algumas empresas também se aproveitam dos momentos de instabilidade para aplicar golpes.
Normalmente, elas fazem ofertas atrativas para receber o pagamento pelo fornecimento de materiais que nunca serão entregues.
Então, para evitar esse tipo de problema, é importante analisar a procedência, tanto do CNPJ, quanto do CPF das pessoas que atuam na liderança das empresas parceiras. Além disso, é importante se certificar quanto à saúde financeira e à capacidade de entrega desses fornecedores.
Para isso, você pode contar com a Checktudo!
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