Saiba como evitar fraudes e inadimplências!

    Saiba como evitar fraudes e inadimplências!

    Quer saber como evitar fraudes e inadimplências na sua empresa? Nós vamos te mostrar!

    Como evitar fraudes e inadimplências?

    Veja agora as 6 dicas principais:

    Tenha um código de ética

    O código de ética serve para guiar os funcionários e gestores com relação a missão, visão e os valores da empresa.

    E é importante que esse código seja cumprido e não fique só no papel. Pois, dessa forma, cria-se um ambiente mais transparente e as relações profissionais tendem a ser mais valorizadas, o que dificulta a ocorrência de fraudes por parte dos funcionários.

    Se atente aos documentos recebidos

    Uma das fraudes mais recorrentes é a fraude de documentos, que podem ser tanto os documentos pessoais de clientes, quando as notas fiscais e contratos. Por isso, é importante estar atento e ler todas as cláusulas e notas fiscais com atenção aos detalhes.

    Além disso, deve-se usar ferramentas que auxiliem na validação de documentos. Essas ferramentas ajudam a garantir que o documento recebido é realmente do indivíduo que está solicitando o serviço.

    Valide informações de clientes

    Para isso, você pode fazer consultas de crédito e de localização da Checktudo.

    As consultas de crédito permitem que você encontre informações sobre pagamentos e saiba qual é a probabilidade dos seus clientes ficarem inadimplentes.

    Já com as consultas de localização, é possível encontrar e validar informações sobre empresas e pessoas, o que te dá muito mais segurança nas suas transações. 

    A Checktudo disponibiliza consultas de forma personalizada, ou seja, você pode definir os tipos de informação que deseja encontrar, de forma que atenda melhor o seu negócio.

    Saiba mais sobre as consultas da Checktudo

    Avalie riscos de contratações

    O ideal é que você peça indicações para os bons funcionários da sua empresa. Assim, diminuem as chances de você errar nas contratações.

    Além disso, é necessário que seja feito um processo seletivo completo: pesquise o histórico do candidato, busque referências profissionais, procure saber o motivo dos desligamentos das empresas anteriores e avalie os dados cadastrais.

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    Faça auditorias

    De preferência, essas auditorias devem ser feitas de forma frequente. Assim, é possível atualizar políticas e planos da empresa e perceber possíveis problemas com antecedência.

    Fazer acompanhamentos e balanços com regularidade, demonstra transparência e dificulta a ação de pessoas mal-intencionadas. Isso porque, sempre que os mecanismos de prevenção são divulgados, gera-se um sentimento de insegurança no possível infrator.

    Outra forma de evitar problemas com funcionários, é ter sistemas de recompensa por bons resultados e comportamentos. Assim, os funcionários se sentirão contemplados e dificilmente terão a intenção de prejudicar a empresa.

    Utilize mecanismos de proteção e controle

    É importante que você utilize mecanismos de controle de jornada de trabalho, de tarefas diárias, relatórios e demonstrativos de desempenho. Além disso, é necessário ter sistemas protegidos com senhas fortes e códigos de conduta para a utilização dos recursos da empresa.

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