Entenda como funciona o serviço de carros por assinatura!

Muitas empresas estão apostando nos carros por assinatura para diversificar renda e aumentar seu faturamento. Vamos te explicar como esse serviço funciona e se é uma boa oportunidade de negócio.
Como funciona o serviço de carros por assinatura?
O serviço de carros por assinatura funciona como um aluguel, ou seja, o interessado deve pagar uma mensalidade ou anuidade para utilizar o veículo, de acordo com o contrato de cada empresa.
Entenda como funciona na prática
- Escolha do veículo: o cliente escolhe o modelo, a cor e os acessórios do carro que deseja, assim como o período de contrato (geralmente entre 12 e 48 meses);
- Pagamento: paga-se uma mensalidade fixa que inclui o uso do veículo, seguro, IPVA, licenciamento e, em alguns casos, até mesmo assistência 24 horas;
- Devolução: ao final do contrato, o veículo é devolvido, sem que o cliente tenha que se preocupar com a venda ou com a desvalorização do carro.
É importante lembrar que cada plano oferece uma franquia de quilometragem mensal. Caso ultrapasse esse limite, o cliente deverá pagar uma tarifa adicional por quilômetro rodado.
Quais são as vantagens desse tipo de serviço para os consumidores?
O principal motivo para os consumidores aderirem às assinaturas de carro, é o fato de que, nas mensalidades, já estão incluídos os serviços de revisão, o IPVA e até mesmo o seguro. Inclusive, esse é o motivo que faz muitos motoristas de aplicativo optarem pelo aluguel de veículo para trabalhar.
Outra vantagem desse tipo de serviço é o fato de, ao invés de financiar um veículo usado, por exemplo, a pessoa poder pagar um aluguel mensal para utilizar um carro zero km.
Outro ponto interessante da assinatura de veículos é a possibilidade de trocar o carro ao final do contrato, sem ter que lidar com a perda de dinheiro devido à desvalorização.
Leia também:
Qual é a diferença entre assinatura de carros e contrato de leasing?
Apesar de os dois tipos de contrato serem semelhantes a um aluguel, há algumas diferenças entre eles:
No contrato de leasing, não estão incluídos nas mensalidades os serviços de revisão, IPVA e seguro, como é o caso do contrato de assinatura. Outra diferença é que, no arrendamento mercantil (leasing), há a possibilidade de compra do veículo ao final do período do contrato e isso não acontece na assinatura de veículos.
Vale a pena investir no mercado de carros por assinatura?
Isso dependerá do perfil de consumidores da empresa, mas a verdade é que os carros por assinatura têm se tornado uma alternativa para diversificar renda e costuma gerar bons resultados.
Porém, cada caso deve ser avaliado de acordo com as suas particularidades. Além disso, caso opte por investir em assinaturas de carro, é importante definir bem quais vão ser as suas responsabilidades e as responsabilidades dos assinantes nesses contratos.
Principais vantagens do serviço de assinatura de veículos
- Aumento da receita: a assinatura de carros gera uma receita recorrente e previsível, diferente da venda tradicional, que se concentra no momento da compra;
- Ampliação da base de clientes: a assinatura atrai um público mais amplo, incluindo aqueles que preferem a flexibilidade e não desejam se comprometer com um veículo por um longo período;
- Melhoria da gestão de estoque: é possível ajustar melhor a sua frota, adaptando-a à demanda dos clientes e evitando a imobilização de veículos;
- Diversificação dos negócios: a assinatura de carros complementa a venda tradicional, diversificando as fontes de receita e reduzindo a dependência de um único modelo de negócio.