Saiba como comprar carros com desconto para frotistas!

Você sabe qual é a vantagem de comprar veículos como Pessoa Jurídica? Vamos te mostrar quais são os requisitos para a compra de carros com desconto para frotistas.
Como comprar carros com desconto para frotistas?
O processo que permite a compra de veículos com descontos para frotistas, chama-se venda direta. Nesse caso, a Pessoa Jurídica fará a negociação do veículo diretamente com a fábrica (montadora).
Então, a nota fiscal será emitida pela montadora, mas, mesmo assim, a negociação será intermediada por uma concessionária. Além disso, algumas montadoras fazem parcerias com sindicatos, conselhos e associações, e oferecem vantagens exclusivas.
Para comprar carros com desconto para frotistas, basta ter um CNPJ ativo!
Isso quer dizer que, para conseguir descontos em veículos, por meio da venda direta, você pode ser um MEI (Microempreendedor individual), dono de empresa de pequeno, médio ou grande porte ou um profissional liberal, com firma aberta.
Não importa o seu faturamento ou ramo, desde que a sua empresa não seja diretamente ligada ao comércio de veículos.
Com funciona a venda direta?
Em boa parte das concessionárias, há profissionais específicos para realizar o atendimento dos frotistas. Além de planos e condições de pagamento exclusivos para esse tipo de compra.
O funcionário da concessionária te acompanha durante o processo, desde a solicitação na montadora, até o pós-venda. A principal função desse profissional é te ajudar a fechar o melhor negócio possível com a fábrica do veículo.
Vantagem da venda direta
Ao negociar diretamente com a montadora, é mais fácil personalizar o carro e incluir acessórios ou itens opcionais por um preço mais acessível. Isso porque, o desconto será dado no valor total do carro completo.
Desvantagem da venda direta
A desvantagem, nesse caso, é que, ao comprar um carro personalizado, o tempo de entrega é maior, de 10 a 40 dias.
Além disso, se a montadora não tiver o carro que você quer em estoque, você não poderá fazer o test drive antes de comprá-lo. O máximo que você poderá fazer é dirigir um veículo similar.
Mas, se você pode esperar um pouco mais de tempo para receber o veículo e não se importa tanto com a falta do test drive, essa é uma boa oportunidade de ter o carro mais completo possível com um bom desconto.
Leia também: como comprar carros de frota usados?
Fatores que podem influenciar no valor do desconto
Normalmente, quando são comprados vários veículos de uma única vez, os descontos são maiores, então, a venda direta é interessante principalmente para empresas que têm frotas, para as locadoras, os produtores rurais e os órgãos governamentais.
Além disso, o desconto pode variar de acordo com a política comercial da montadora, com o histórico do comprador, o tamanho da sua frota atual e o modelo do veículo escolhido.
Na maioria das vezes, carros básicos, utilitários e picapes costumam ter uma taxa de desconto maior.
Restrições para a compra de carros com desconto para frotistas
Não são oferecidos descontos para os veículos muito caros e, como os veículos de frota costumam rodar mais do que os de passeio, o tempo de garantia é reduzido de 3 para 1 ano.
Também não há desconto para veículos que acabaram de ser lançados, porque, geralmente, as montadoras dão preferência para suprir a necessidade das concessionárias e, somente depois das vendas serem estabilizadas, são oferecidas as condições especiais para os frotistas.
Além disso, os lojistas, revendedores ou empresários que têm em seu contrato social atividades relacionadas ao comércio de veículos, não têm direito ao desconto de frotista.
Para os que pensam em comprar o veículo para revender, esse processo só pode ser feito após 6 meses da data da compra.
Enfim, essas são as principais informações sobre os carros com desconto para frotistas. Esse tipo de negociação pode ser bastante interessante e vantajosa, por isso, vale a pena buscar mais informações junto às montadoras.
Leia também: gestão de multas de frota, veja como fazer!