Veja como escolher um capacete e garanta sua segurança!

Segurança é primordial na hora de pilotar uma moto. Por isso, a Checktudo preparou um guia de como escolher um capacete, com algumas recomendações e cuidados que você deve ter na hora de escolher esse item tão importante.
Como escolher um capacete? Veja nossas dicas!
Equipamento de segurança primordial na hora de pilotar uma moto, o capacete protege a cabeça do piloto e pode prevenir uma série de danos, muitas vezes irreversíveis.
Você sabia que escolher o capacete ideal pode salvar a sua vida? Pois é, com o mercado cheio de opções, às vezes fica difícil saber qual é a melhor. Veja alguns fatores que você deve considerar na hora da compra:
Respeite a legislação
Apesar de parecer indestrutível e vitalício, o capacete tem prazo de validade. E fique sabendo: utilizar fora do prazo pode custar mais caro do que você imagina.
Apesar da validade do capacete não ser exigida em nenhum país, no Brasil, dependendo do fornecedor, a troca desse equipamento é recomendada a cada 3 ou 5 anos. Por isso, não ultrapasse o tempo recomendado!
Com preços que podem variar de R$ 80 a mais de R$ 2 mil reais, é necessário que você busque um modelo que siga as legislações recomendadas, além de ter sido testado e aprovado pelo Inmetro e DOT.
Escolha o tipo ideal
Os tipos mais comuns são os produzidos em plástico – com valor mais baixo – e em fibras – com valor mais caro.
Além do custo diferenciado, os capacetes feitos de fibra são mais artesanais, já que têm um volume de produção mais baixo e aguentam mais de uma pancada no mesmo lugar.
Capacetes abertos podem ser utilizados – desde que tenham proteção nas laterais da cabeça e viseira. Já os modulares – ou seja, que levantam toda a parte frontal – também são permitidos, mas necessitam estar abaixados e travados.
Atente-se ao tamanho
Ao experimentar um modelo, fique atento à maneira que ele fica na sua cabeça. Capacetes devem ficar justos e sem folgas, para que não caiam em caso de acidente.
Se você não sabe a sua numeração, basta medir a circunferência da cabeça – ou seja, o tamanho 56 equivale a uma circunferência de 56 cm.
O ideal é sempre ir em uma loja especializada, experimentar e verificar o tamanho correto. Porém, se a compra for realizada pela internet e bater a dúvida, compre sempre um número menor.
É possível personalizar o capacete?
Pinturas, adesivos e personalizações podem ser feitos no capacete, mas fique atento a alguns cuidados:
Os adesivos refletivos, que ajudam na identificação de pilotos e motocicletas em locais muito escuros, devem permanecer à mostra.
Além disso, o código de certificação costurado na fivela do equipamento não pode ser retirado, já que ele comprova a autenticidade do capacete.
Capacete tem validade?
Apesar de não existir uma validade para capacete de motociclista, a recomendação dos fornecedores, como já dissemos, é que o capacete seja substituído a cada 3 ou 5 anos.
No entanto, outros fatores podem reduzir a vida útil do item, como por exemplo, o movimento constante de tirar e colocar na cabeça, bem como quedas ou acidentes.
É importante também ficar atento à camada de estireno (isopor) que reveste a parte de dentro do capacete.
Assim que ele começar a ficar ‘folgado’ na cabeça, é hora de aposentar e substituir por um novo.
Pilotar sem capacete é considerado infração gravíssima!
Além de perigoso, conduzir a motocicleta sem o uso do equipamento de segurança é considerado infração gravíssima e sujeito à multa de R$ 293,47. O piloto também tem seu veículo retido, além de receber a suspensão do direito de dirigir.
A mesma regra vale também para o garupa. O artigo 244 do CTB (Código Brasileira de Trânsito) considera infrações gravíssimas ‘transportar passageiro sem o capacete de segurança ou em desacordo com as normas do Contran, fora do banco suplementar colocado atrás do condutor ou em carro lateral’.
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Viseira aberta: multa ou infração?
Ainda de acordo com o artigo 244 do CTB, trafegar com a viseira aberta – tanto passageiro quanto garupa – também pode acabar em multa.
Isso porque, trafegar com a viseira levantada viola a regulamentação do CONTRAN e gera uma infração média, com multa no valor de R$130,16, além da retenção da motocicleta e 4 pontos na carteira.