Conheça as tendências do setor automotivo e seus impactos!

    Conheça as tendências do setor automotivo e seus impactos!

    As mudanças comportamentais dos consumidores e o surgimento das novas tecnologias continuam a transformar a negociação de veículos. Veja quais são as 7 tendências do setor automotivo impactadas por essas mudanças!

    As empresas automotivas sofrem diretamente o impacto da crise econômica. E, em tempos assim, acompanhar as mudanças tecnológicas e comportamentais é o que garante que elas possam manter-se atuantes e rentáveis.

    7 tendências do setor automotivo que estão transformando a negociação de veículos!

    Todas as tendências citadas aqui são baseadas no estudo realizado pela empresa americana McKinsey & Company:

    Busca por novas fontes de receita

    Os serviços de conectividade, a mobilidade compartilhada e a atualização de recursos, ajudaram a expandir as receitas do setor automotivo.

    Porém, esse aumento não está diretamente ligado à venda de veículos. O foco foi a criação de serviços de mobilidade sob demanda e serviços baseados em dados.

    Além disso, a conectividade e a autonomia dos veículos, permite que os motoristas e passageiros usem o tempo no trânsito para consumir mídias e serviços. O que demanda melhorias e inovações tecnológicas nos softwares dos veículos.

    Leia também: como a Inteligência Artificial estão melhorando a gestão?

    Diminuição na venda de carros

    Apesar da expansão dos serviços de mobilidade compartilhada, como o Uber, a venda de veículos continuou a crescer, mas o crescimento foi menor.

    Isso se deve à diminuição da venda de veículos particulares e às trocas mais constantes de veículos utilizados para a prestação de serviços de mobilidade.

    Mudanças no comportamento dos consumidores

    Devido à crise econômica, o poder aquisitivo dos consumidores está menor, o que impacta diretamente na venda de veículos particulares e no aumento da utilização de serviços de mobilidade.

    O estudo realizado prevê que, em 2030, mais do que um décimo dos carros vendidos serão usados em serviços de compartilhamento.

    Os sinais que comprovam essa estimativa são: a queda de 71% na expedição de carteiras de motorista nos Estados Unidos (entre 2000 e 2013) e o crescimento de 30% no compartilhamento de carros na América do Norte e na Alemanha.

    Cenários diferentes em cada região

    As oportunidades de negócio dependem de cada região. Por isso, será cada vez mais importante fazer uma análise segmentada do mercado de cada cidade.

    Nessa análise, deve-se levar em consideração: a densidade populacional, o desenvolvimento econômico, a política e a regulação de cada local. Assim, a indústria encontrará as soluções móveis a serem ofertadas, de forma mais assertiva. 

    Leia também: mercado veicular em 2024, veja o que esperar!

    Aumento na venda de carros autônomos

    Assim que as barreiras tecnológicas e regulatórias forem superadas, estima-se que mais do que 15% dos carros vendidos sejam autônomos, em 2030.

    Os principais desafios para atuar nesse mercado são: baratear as soluções, levar conhecimento aos consumidores e garantir a segurança. 

    Além disso, esse segmento de mercado não será liderado apenas pelas montadoras tradicionais de veículos, o que dará espaço para a atuação das startups.

    Aumento significativo na venda de carros elétricos

    Alguns fatores, como as leis mais severas com relação às emissões de gases na atmosfera, a queda nos preços das baterias, uma melhor infraestrutura para recarga e o crescimento da aceitação por parte dos usuários, têm feito com que as vendas de carros elétricos aumentem significativamente, chegando a patamares altos até 2030.

    A estimativa é que a venda de carros elétricos seja de 10% a 50% da venda total de veículos. Essa porcentagem dependerá da região em que as vendas forem realizadas, com uma tendência a ser maior nas cidades mais populosas e menor nas zonas rurais.

    Mudanças mercadológicas e novos entrantes

    O setor automotivo demorou algum tempo para começar a ser impactado pelas inovações disruptivas, mas a tendência para o futuro é uma mudança de paradigma na mobilidade. A mobilidade passará a ser vista como um serviço, o que forçará as empresas tradicionais a atuarem em diversas frentes.

    Essa mudança trará consigo novos entrantes para esse mercado: provedores de serviços de mobilidade (como o Uber), empresas de tecnologia (como Apple e Google), fornecedores de equipamentos originais (Tesla), além de startups de alta tecnologia e Companhias chinesas.

    Enfim, essas são as 7 tendências do setor automotivo que estão transformando a negociação de veículos!

    Descubra como impulsionar seu negócio com nossas soluções!

    Consultas veiculares, análises de crédito, análises PF e PJ, e muito mais.

    Ao se inscrever você concorda com nossa
    Política de Privacidade