Saiba tudo sobre Arrendamento Mercantil!

O Arrendamento Mercantil é uma modalidade de financiamento que vem ganhando espaço e popularidade no Brasil. Mas você sabe o que é e como funciona? A Checktudo te explica!
O que é Arrendamento Mercantil?
O Arrendamento Mercantil nada mais é do que uma modalidade de financiamento feita para empresas que buscam adquirir bens sem comprometer o capital de giro.
Também conhecido pelo termo ‘leasing’, esse tipo de contrato é feito entre uma empresa (arrendadora) que cede a posse de um bem para outra (arrendatária), em troca de pagamentos periódicos.
Ao final desse contrato, o arrendatário tem a opção de comprar o bem por um valor residual, renovar o contrato ou até mesmo devolver o bem à arrendadora.
Como funciona?
Existem dois tipos de Arrendamento Mercantil no mercado:
Arrendamento Mercantil Financeiro
Onde se prevê a transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade dos bens. Dessa maneira, ao final do contrato, a propriedade do bem pode ser transferida para o arrendatário mediante o pagamento de um valor residual.
Arrendamento Mercantil Operacional
Ao optar por esse caminho, o contrato não prevê a transferência de riscos e benefícios do bem, ou seja, ele utiliza o bem por um período sem a intenção de adquiri-lo. Essa opção é muito comum em contratos de curto prazo.
Como arrendar um veículo?
Para arrendar um veículo, normalmente, é necessário seguir algumas etapas:
Escolha do bem
O arrendatário – que pode ser uma pessoa física ou jurídica – escolhe o bem que deseja adquirir
Hora da proposta e pagamento
A empresa responsável pelo leasing adquire o bem escolhido pelo arrendatário e o cede, mediante o pagamento de parcelas mensais.
Fim do contrato
Ao chegar no final do tempo de contrato, é de escolha do arrendatário optar por adquirir o bem para si, renovar o contrato ou devolver à arrendadora.
Leia também:
- Vale a pena ter carro por assinatura?
- Entenda tudo sobre refinanciamento de veículo
- Como funciona o consórcio de carros usados?
Vantagens e desvantagens do Arrendamento Mercantil
Com vantagens e desvantagens tanto para empresas quanto indivíduos, o Arrendamento Mercantil é uma opção atraente para adquirir bens sem comprometer o dinheiro em caixa.
Principais vantagens
Investimento inicial baixo
Sem a necessidade de investir um grande capital, o modelo de leasing oferece flexibilidade – permitindo assim que as empresas atualizem seus equipamentos ou frotas de veículos de maneira regular sem comprometer o caixa.
Parcelas fixas
Com parcelas fixas, é possível também criar um planejamento financeiro, ajudando as empresas a controlar melhor as despesas.
Dedução do imposto de renda
Além disso, o Arrendamento Mercantil permite a dedução do imposto de renda, gerando economia tributária.
Principais desvantagens
Custo total alto
Já no lado ruim, talvez o fator que mais pese seja o custo total do arrendamento – que algumas vezes pode ser maior que o de uma compra à vista.
Limitação de uso
Outro fator que pode pesar na escolha é a limitação de uso do bem, como, por exemplo, quilometragem máxima.
É sempre importante lembrar que o não pagamento das parcelas pode ocasionar na perda do bem, uma vez que pertence à instituição arrendadora até que o contrato seja concluído.
Por isso, é importante entender e ponderar bem antes de assinar um contrato de Arrendamento Mercantil.
Avalie os termos do leasing e coloque na balança as vantagens e desvantagens antes de fechar o contrato.